RETROSPECTIVA DO ANO DE 1966 TEM GERALDO VANDRÉ NO CLUBE DE TÊNIS
Nelson Bassanetti
Em 1966, vieram a Catanduva os atores Lima Duarte, Gianfrancesco Guarnieri, Dina Sfat e Marília Medalha, apresentando no Clube de Tênis a peça “Arena contra Zumbi”. Foram aqui inauguradas às firmas Cat Motor (DKW – Vemag), Milton Flores e Decorações e Bossa Livros e a Prefeitura Municipal de Catanduva, comprou uma área de 2,56 alqueires, para construir o Cemitério “Nossa Senhora de Fátima” da Vila Celso.
Tivemos aqui a Convenção da Arena com a presença dos políticos Abreu Sodré. Carvalho Pinto, Herbert Levy e Figueiredo Ferraz.
Durante a II Semana Universitária organizada por vários estudantes, entre eles Sérgio Bucchianeri, José De Franchi, José Casseb, José Caetano Perri e Eldo Mazzini, tivemos vários espetáculos. Foi apresentada a peça teatral “A Infidelidade ao Alcance de Todos” com os atores Procópio Ferreira, Rodolfo Mayer, Francisco Cuoco, Altair Lima e Geórgia Gomide. Mito de resistência ao governo militar, aqui esteve o cantor Geraldo Vandré com o conjunto Sambalanço e Trio Maraiá. Ele abafou em sua apresentação principalmente quando cantou a música “Porta Estandarte” e ao final do baile, animado pela Orquestra Marajoara, estirou seu show madrugada adentro. Vandré, ao voltar de Catanduva para São Paulo, escreveu junto com Théo de Barros, a música “Disparada”, que, interpretada por Jair Rodrigues no Festival da TV Record de 1966, https://www.youtube.com/watch?v=LtmZzw-9IVA empatou com a música “A Banda” de Chico Buarque de Holanda. Depois, em 1968, ele cravou outra música de cunho social: “Para não dizer que não falei das flores”. Marcou presença na Semana Universitária de 1966 o professor Franco Montoro, falando sobre “A Estabilidade do Trabalhador Brasileiro” e também tivemos gincana automobilística e jogo com a Universidade Mackenzie de São Paulo.
Para deleite da nossa jovem guarda, aqui veio por duas vezes o conjunto The Clevers e também Os Corujas. No Clube de Tênis houve um baile denominado “Gincana de Ritmos” com quatro conjuntos locais: The Apaches, Os Sincopados, Marabá e Roskopholis. Na posse Sr. Rubens Thomé de Souza, como presidente do Clube dos 300, tivemos um baile traje rigor, com orquestra de Waldomiro Lemke de São Paulo. O prefeito era o Sr. José Antônio Borelli e nas festas de momo, a Rainha do Carnaval foi Salete de Simone e o Rei Momo José Carlos de Lucca. As escolas de samba foram às tradicionais: Coração de Bronze, Cruzeiro do Sul, 13 de Maio e Higienópolis. Era presidente do Clube de Tênis, o Sr. Wilson Trida e os 5.000 foliões que ali estiveram se alegraram com as antigas músicas de carnaval e as de sucesso daquele ano: Roubaram a Mulher do Rui, O Sonho do Juvenal, Na Casa de Irene e Papagaio Come Milho.
No Rotary Clube, saiu da presidência o Dr. José Barrionuevo Rodrigues e assumiu o Dr. João Righini e no Lions Clube, saiu Alfredo de Simone e assumiu o Sr. Assir Ricardi. O famoso piloto Euclides Pinheiro, fez manobras com o carro da Simca na Avenida Orlando Zancaner. Fiori Gigliotti, da Rádio Bandeirantes, veio com o pessoal do Scratch do Rádio em promoção do Veteranos Futebol Clube.
Nas eleições daquele ano, Orlando Zancaner foi eleito deputado estadual e o Dr. Armindo Mastrocola, deputado federal, ambos com votação aproximada de 20.000 votos.
Os cinéfilos viram “55 dias em Pequim” com Charlton Heston, David Niven e Ava Gardner; “Lawrence da Arábia” com Anthony Quinn e Peter O’Toole; “Bonequinha de Luxo” com Audrey Hepburn e George Peppard; “Sodoma e Gomorra” com Stewart Granger e Píer Angeli; A Queda do Império Romano com Sophia Loren, James Mason, Stephen Boyd e Alec Guinness; “A Pantera Cor de Rosa” com Cláudia Cardinale, David Niven, Peter Sellers, Capucine e Robert Wagner; “Moscou contra 007” com Sean Connery.
Pesquisa no jornal “A Cidade” – Arquivo do Museu Padre Albino