1954 - Catanduva Esporte Clube e os eventos que marcaram esse ano na Cidade Feitiço
Nelson Bassanetti
Entre os fatos que ocorreram em 1954, tivemos eleição para governador do estado de São Paulo e aqui estiveram políticos famosos: Em 19 de junho, Jânio Quadros, Porfírio da Paz e Auro Soares de Moura Andrade; em 20 de junho, Adhemar de Barros, Lino de Mattos e Erlindo Salzano; em 19 de setembro, Prestes Maia e Cunha Bueno. O resultado da eleição em Catanduva foi: Jânio 3.390 votos, Adhemar 2.861 e Prestes Maia 1.708. Foi eleito governador Jânio Quadros com 660.264 votos, tendo Adhemar de Barros 641.960 e Prestes Maia 492.518. Para vice-governador ganhou Porfírio da Paz e para senadores Lino de Mattos e Auro Soares de Moura Andrade. Antonio Mastrocola foi eleito deputado estadual com 5.791 votos.
Naquele ano Catanduva foi denominada “Cidade das Bandeiras” em razão do movimento cívico encetado pelo Juiz de Direito Dr. Antonio Gabriel Marão, quando nossa cidade nas datas cívicas hasteava nas lojas comerciais, cerca de 400 bandeiras entre Paulista e Brasileira.
Em 30 de abril foi inaugurado o prédio do Colégio e Escola Normal “Dr. Adhemar de Barros”, que saiu do antigo prédio (atual Fatec), e se transferia para o novo prédio construído na Rua Recife, defronte à Praça Roosevelt.
No dia 7 de setembro, sob a direção do professor Mauro de Oliveira, essa Escola desfila no regime de autodisciplina, quando os alunos conduziram-se a si mesmos, sem acompanhamento da direção e dos professores Arthur Barbosa Espírito Santo e Elba Reny Francischelli. A professora Guiomar Della Togna, catedrática de Geografia dessa Escola, obtém dois meses de licença e vai para Turim, na Itália fazer aperfeiçoamento cultural.
Nesse ano Wanda Godoy foi Rainha da Asa e Mirian Tornatore, Rainha dos Estudantes. Aqui palestrou o medium espírita Divaldo Pereira Franco, se apresentou a Orquestra Cassino de Sevilha e Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior rezou a primeira missa. Tivemos show com a cantora Dalva de Oliveira e peças teatrais com o ator Procópio Ferreira, que apresentou: Precisa-se de um filho e Esta noite choveu prata. Os cinéfilos viram o épico “Quo Vadis”, com Robert Taylor, Deborah kerr, Peter Ustinov, Sophia Loren e Elizabeth Taylor, retratando a época do imperador Nero que queima Roma e culpa os cristãos. Nesse filme é mostrado o início do cristianismo e o sofrimento de seus primeiros mártires que são jogados aos leões, mas no fim o cristianismo prevalece.
Foram lançados os loteamentos do Jardim Amêndola, Augusta e Bela Vista (Sicopam); inaugurou-se o prédio da Associação Profissional dos Ferroviários da EFA e iniciaram-se as obras do Mercado Municipal. Aqui estiveram jogando com o Catanduva Esporte Clube a Portuguesa de Desportos, o São Paulo Futebol Clube e o Corinthians Paulista.
Nesse ano, a capital de São Paulo, completou 400 anos de fundação, houve várias comemorações e marcou a efeméride a música do sanfoneiro Mário Zan que morou em Santa Adélia, região de Catanduva e que fez o Hino do quarto centenário. https://www.youtube.com/watch?v=RHSWRL2IcbE
1954 – Chegada de trem da delegação Catanduvense, que foi campeã da prova de Tiro ao Alvo, por ocasião do IV Centenário de São Paulo. Do lado direito vemos o trem, ao fundo as Indústrias Matarazzo e do lado esquerdo o Hotel Acácio. Estão da esquerda para a direita: Luiz Canal, prefeito Ítalo Záccaro, Paulino Corradi, Tenente Waldemar Castilho de Oliveira, Antonio Gutierrez Molina e Dr. Benedito de Siqueira Cardoso
1954 – Time de futebol do Catanduva Esporte Clube. De pé e da esquerda para a direita: Veneno, Loca, Wilse, Waldemar, De Maio e Jaime. Agachados: Renatinho, Tico, Juarez, Marinho, Miguelzinho e Pedro enfermeiro.
Pesquisa no jornal “A Cidade” arquivo: “Museu Padre Albino