ORQUESTRA SINFÔNICA DE CATANDUVA - Quarta-feira (18.09.2013)
ORQUESTRA SINFÔNICA DE CATANDUVA homenageia “Compositores Românticos”
Quarta-feira (18.09.2013)
No sétimo concerto da Temporada Regular 2013, a Orquestra Sinfônica de Catanduva (Osca) traz para seu público apresentação com o tema “Compositores Românticos”. Com entrada franca, ela será realizada a partir das 20h30 no Teatro Municipal Aniz Pachá. A orquestra é mantida pela Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura.
O “Período Romântico” é o terceiro do ciclo de apresentações, após o Período Barroco (apresentado em julho) e o Período Clássico (apresentados em março e abril, respectivamente 2º e 3º concertos da temporada).
O concerto, dessa vez, será duplo - OSCA e Orquestra Catanduvense de Repertório. É o primeiro concerto da Orquestra, que foi criada por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e OSCA.
A nova orquestra vem apara atender a necessidade de preenchimento de uma lacuna existente na sociedade: o ensino de música para maiores de 18 anos.
Isto se tornou possível, com o empenho e dedicação dos professores (todos vinculados à Osca): Misael Salustiano, Nathalia Pasqualato, Mayra Leite e o assistente PedroPasqualato. O projeto teve início prático no segundo semestre deste ano.
A apresentação “Era Romântica” refere-se a período da música que se convenciona classificar entre o ano de 1815 até o início do século XX. Coincide com o romantismo na Literatura, Filosofia e Artes Plásticas. Certas realidades só poderiam ser captadas através da emoção, do sentimento e da intuição.
Por essa razão, a música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais, e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética, ao contrário do período clássico. No entanto, os gêneros musicais clássicos, tais como a sinfonia e o concerto, continuaram sendo escritos.
Buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando seus pensamentos mais profundos, inclusive suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro, uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor.
Repertório
Prokofiev, Sergei Sergeyevich (1891-1953)
Marcha de "O amor das três laranjas" - opus 33
Dvořák, Antonín Leopold (1841-1904) - Sinfonia nº. 9 (“Sinfonia do Novo Mundo”) - 2º movimento: largo - (opus 95)
Dvořák, Antonín Leopold (1841-1904)
Humoresque (opus 101 ; b.187)
Sibelius, Jean (1865-1957) - Andante Festivo (opus 117ª)
Beethoven, Ludwig Van (1779-1882)
Marcha Turca (de: "As Ruínas de Atenas") Opus 113
Destaque para os compositores franceses:
Debussy, Claude August (1862-1918)
Le Petit Negre (arr. Anne Debloi)
Fauré, Gabriel (1845-1924) - Pavane (Opus 50)
Satie, Erik (1866-1925) - Gymnopédie n°1 (Lent et Douloureux – originalmente dedicada à mademoiselle Jeanne de Bret)
Bizet, Georges (1838-1875) - Habañera
(de: “Carmen” - suíte para orquestra - 2ª suíte)
Bizet, Georges (1838-1875) - Farandole
(da: L'arlésienne, Suite no. 2) opus 23
Regência do concerto: Misael Salustiano
Elenco
Violino I: Diogo Batista (spalla), Wellington Salustiano, Ana Lara Rosalez, Izabela Gomes Violino II: Everton Rodrigues, Michel Silva, Violas: Mayra Leite, Maria Júlia Malavaes, Violoncelos: Nathália Pasqualatto, Natália Capristo, Pedro Pasqualatto, Noemi Gomes, Pedro Martinez Contrabaixo: Vinicius Anselmo Nadaleto Oboé: Aguinaldo Brusgui Clarinete: Jasiel Moraes Flauta:Verônica Mayumi Hattori; Fagote: Alex de Brito Almeida; Trompas: João Paulo Moura Martin, Eder Aldo dos Santos, Frank Hattori Trompetes: Maicon Oliveira, Breno Lopes, Thayná Oliveira, Vinícius Panício, Leonardo Oliveira de Medeiros Trombones: Dejair Rodolfi, Rafael da Silva Ferreira, Luis Carlos Raduan, e Matheus Abner; Percussão: Marcos Pinto Sampaio, Otávio Bongiovani, Rafael Kaleb S. Sampaio e Fernando Felix Bonani.
Serviço
7º Concerto da Temporada Oficial 2013
Dia 18 de Setembro– 20h30
Local: Teatro Municipal “Aniz Pachá”
Endereço: R. Quatorze de Abril, 50 - Jardim do Bosque - Catanduva – SP