17º jogos Regionais do Idoso (Jori) em Catanduva
Emoção marca cerimônia de abertura histórica do Jori 2013
12.09.13 - Em uma cerimônia de abertura marcada pela emoção, a Prefeitura de Catanduva e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo deram início, na manhã desta quinta-feira (12) à 17ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). O evento ocorreu no Ginásio Anuar Pachá, no Conjunto Esportivo do Parque Iracema.
Com a participação do prefeito Geraldo Vinholi, da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin e do presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marco Vinholi e demais autoridades, a cerimônia contou com uma grande estrutura organizada pela Prefeitura de Catanduva.
Com telões de led mostrando o evento ao vivo, a cerimônia teve início com a apresentação das delegações de todas as cidades, com destaque para os atletas de Catanduva, que foram ovacionados pelo público de mais de duas mil pessoas que acompanharam o evento.
“É uma sensação e uma emoção indescritível ver tantas pessoas com o objetivo único de poder participar de uma competição como essa. Gostaria de dar as boas vindas às delegações das 49 cidades e que todos possam ter aqui a melhor imagem da cidade, curtindo bons momentos. Todas as Secretarias participaram na organização e não medimos esforços para realizá-lo”, disse o prefeito.
Uma dança onde os bailarinos utilizam roupas que remetiam à Grécia Antiga, berço das Olimpíadas, precedeu o acendimento da Pira Olímpica. Três atletas catanduvenses se revezaram no carregamento da tocha: Cícero Silveira, Mathilde Rodrigues e Ruizi Ikeda. O juramento aos atletas foi feito por Maria Aparecida Garcia Castro, 63 anos.
Em seguida, Lú Alckmin declarou oficialmente aberto o Jori 2013. “Temos um carinho muito grande pelo público da Terceira Idade. Gostaria de parabenizar a todos os prefeitos e primeiras-damas dos municípios participantes que realmente concretizaram o sonho de poder realizar o Jori. Eles são exemplo de vontade de viver e de dinamismo. Eles deram e merecem todo o carinho e amor. Desejamos a todos um final de semana com muita saúde, paz e alegria. Será um Jori inesquecível”, disse Lu Alckmin,
Marco Vinholi, que foi bastante aplaudido pelo público presente, fez referência às falas do Papa Francisco sobre a importância do apoio junto à Terceira Idade. “É com esse sentimento de muita alegria e paz no coração que temos orgulho de receber todas as delegações e também poder sediar o Jori. A Terceira Idade representa hoje a construção em busca de um mundo melhor. São eles que trabalharam de forma árdua no passado, e hoje estão saudáveis para poder desenvolver atividade física”, diz.
O Secretário de Esportes de São Paulo, José Auricchio Júnior, comentou que o Jori representa a maneira cuidadosa como a Terceira Idade é tratada. “O Estado de São Paulo tem a maior e melhor estrutura de envelhecimento saudável do país. Catanduva está inserida nesse contexto e trabalha objetivamente com a Melhor Idade”.
Catanduva
A delegação que representa Catanduva será composta por 120 pessoas entre atletas e comissão técnica. O município está inscrito em todas as 14 modalidades oficiais da competição: atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, damas, dominó, malha, tênis, tênis de mesa, truco, natação, voleibol e xadrez.
Ao longo da história, Catanduva venceu os jogos oito vezes e a última conquista foi em 2009. Esta será a terceira vez que a cidade será sede dos Jogos. A primeira vez foi em 1996, segunda em 2007 e agora em 2013.
Um dos destaques da competição será a participação do atleta com deficiência visual Cícero Antonio de Oliveira, 71 anos, que irá defender Catanduva na modalidade de Xadrez. Não há registro de participações de pessoas com deficiência visual nos jogos, principalmente na modalidade de xadrez.
Apesar de se tratar de uma competição esportiva, os atletas prometem dar um show de hospitalidade.
Jori
Saiba mais sobre o Jori pelo site: jori.catanduva.sp.gov.br. Os jogos vão até o dia 15.