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Trecho de expansão da Estrada de Ferro Araraquara
Trecho de expansão da Estrada de Ferro Araraquara
Uma foto para deleitar e dar asas à imaginação. Nome do engenheiro famoso Francisco Matarazzo Neto (1910-1980), construtor de vários edifícios em São Paulo e familiar em Catanduva pelas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Trecho entre Mirassol e Porto Getúlio Vargas.
Pesquisa Estações ferroviárias do Brasil:
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos. | ||
A ESTAÇÃO: A estação de Presidente Vargas foi inaugurada em 1952, na cidade de Rubinéia. A estação era, efetivamente, chamada de Rubinéia pelo povo, e era o fim da linha da E. F. Araraquara. Note-se que o nome homenageando Getulio Vargas era quase uma heresia no Estado de S. Paulo: ele era e ainda é persona non grata para os governantes paulistas. O nome da estação foi dado, no entanto, porque já existia ali, desde 1940, quando Vargas estava no poder, um povoado com o nome do presidente (veja caixa abaixo) que substituiu um nome bem antigo no Estado - o Porto do Tabuado. E, em 1952, quando da inauguração da ferrovia naquele ponto, Vargas ainda era residente (depois de um iontervalo entre 1945 e 1951). A partir dali a EFA aguardaria a construção da ponte ferroviária sobre o Paraná, para chegar talvez a Cuiabá, no Mato Grosso. A ponte acabou finalmente sendo construída somente nos anos 1990, e ligou os trilhos da antiga Araraquarense aos da Ferronorte, construída por Olacyr de Morais. A ponte, entretanto, passou por outro ponto. A estação e a cidade original acabaram inundados pela barragem, em 1973. Segundo outras informações, já em 1969 a estação deixara de atender aos trens, sendo o ponto terminal da E. F. Araraquara transferido para a estação de Santa Fé do Sul. Sobraram, debaixo d'água, somente os pilares da estaçãozinha. Existe ali perto hoje a cidade de "Nova" Rubinéia. Os trilhos que vão para a ponte da Ferronorte passam por outro lugar. "Não encontrei coordenadas confiáveis de onde encontraria a estação de Presidente Vargas. Foi inundada em 1973, mas uma vez uma pessoa de lá me disse que na seca quando o nível da barragem desce é possível ver suas ruínas" (Rodrigo Cabredo, 2001). |