2012 - Hortência em Catanduva
Na foto da esquerda para a direita: Dr. Pedro Enzo Macchione, Nelson Bassanetti, João Alberto Caparroz, Afonso Macchione Neto, Hortência de Fátima Marcari, Maria Rita Aguilar Araújo, Roberto Cacciari, Daniel Palmeira de Lima e José Salioni, representante da Telefônica/Vivo)
A Telefônica | Vivo e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Prefeitura de Catanduva, lançaram o Centro de Basquete, projeto de escolinhas da modalidade que visa descobrir talentos e ajudar na formação do caráter da criança e adolescente, preparando-os para o futuro.
Idealizadas pela CBB e tendo como madrinha a rainha do basquete Hortência Marcari, as escolinhas atendem crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Em Catanduva, o projeto é liderado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Smelt).
O Centro de Basquete foi iniciado no final do ano passado, após os professores participarem da capacitação. Agora estamos implantando na cidade, em quatro locais indicados pela Prefeitura. É com muito orgulho que lançamos oficialmente o projeto Centro de Basquete Telefônica | Vivo em Catanduva, aponta a CBB.
O projeto já atende cerca de 300 crianças e adolescentes, com turmas mistas, com meninos e meninas, espalhados por quatro núcleos na cidade: CAIC (Solo Sagrado), Escola Waldemar Martins Aydar (Giuseppe Spina), Conjunto Esportivo Anuar Pachá (Parque Iracema) e o bairro Pedro Nechar. As aulas são de graça.
Hortência Marcari veio a Catanduva para lançar oficialmente o Centro de Basquete Telefônica | Vivo e a cerimônia ocorreu no Conjunto Esportivo Anuar Pachá, no Parque Iracema.
Todas as crianças e adolescentes que integram o novo projeto estavam presentes, além do prefeito, vice-prefeito, outras autoridades e convidados. Houve atrações musicais e demonstração do esporte pelos novos atletas.
O prefeito de Catanduva, pelo decreto nº 6.100, de 20 de abril de 2012, declarou Hortência Marcari como Hóspede Oficial do Município, tendo em vista sua reconhecida importância para a história do esporte de Catanduva.
Nascida em Potirendaba e revelada a partir do time de basquete do Clube Recreativo Higienópolis, de Catanduva, Hortência Marcari é a rainha do basquete. Disputou cinco mundiais, duas olimpíadas, quatro panamericanos e quatro pré-olímpicos.
Foi campeã mundial na Austrália (1994) e prata na Olímpiada de Atlanta (1996). Foi a melhor lateral no Mundial de 1991, recordista mundial de cestas em uma só partida, com 121 pontos, e campeã dos Jogos Panamericanos, em Cuba, em 1991.
Hoje, Hortência é diretora de seleções femininas da CBB. (Foto Iara do Carmo)