Casa da Criança Sinharinha Netto
No início de 1936, seguindo a orientação da Igreja, Padre Albino movimentou a comunidade Católica local, organizou quatro grupos de ação Católica para fazer “Acordar dentro de cada um o espírito Cristão de fraternidade, de bondade e de amor, bem como fundar instituições onde se alivie o sofrimento humano, se socorre os necessitados se beneficia as classes humildes, se ampare os desprotegidos da sorte”. Um desses grupos formados na ocasião foi a Liga Feminina de Ação Católica a quem não passou despercebido a ideia da fundação da assistência à infância, com consultas gratuitas e orientações de regime alimentar dados por médicos pediatras, distribuição de leite e uma creche para crianças abandonadas e para recolher, durante as horas de trabalho, os filhos das mulheres pobres que vivem do emprego. (Jornal “A Cidade” de 15.05.1936).
Para levar adiante a concretização da Creche, a diretoria da Liga Feminina da Ação Católica (a primeira diretoria era formada por Dona Nair da Costa Vasconcellos - Presidente, Dona Brígida Zancaner – Secretaria, Dona Josephina Lunardelli – Tesoureira), com a colaboração dinâmica de Dona Sinharinha Netto. Partindo do sonho para a realidade Donas Nair da Costa Vasconcellos, Esther Bittencourt e Cândida Fadigas, e com orientação segura de Padre Albino, adquiriu de Ramon Sanches para a sua instalação, o velho prédio que pertencera ao Dr. Raimundo Cândido de Mergulhão Lobo, Primeiro Juiz de Direito da Comarca e de sua esposa Affonsina de Vergueiro Lobo, (Jornal “A Cidade” de 18.09.1937).
No dia 25 de dezembro de 1941, deu-se a instalação festiva com a presença do Bispo Dom Lafayette Libânio, da Madre Aloysia, Provincial da Ordem de Nossa Senhora do Calvário e demais autoridades locais, da Casa da Criança, recebendo ela, na ocasião o nome de “Sinharinha Netto” em homenagem à dona Iracema Lima Bueno Netto, pelos bons serviços prestados.
No decorrer de mais de 60 anos de existência, a Creche passou por muitas reformas e adaptações, aumentando ou diminuindo a quantidade e/ou a idade das crianças assistidas, com maior ou menor número de classes de educação infantil, subvencionadas ou não, graças às promoções comunitárias de todas as ordens, sempre com o auxílio das Irmãs Franciscanas de Santo Antônio (desde 1954), Dona Sinharinha Netto dirigiu a Instituição de 1936 a 1959, e Dona Maria Nechar Rodrigues Alves, de 1969 a 1990. Em 2000/2001, era presidente o Sr. Urany Marques de Souza dando suporte à sua esposa Dona Lazinha Alves de Souza que dirigia a Entidade desde 1994, e que em 2.003, com várias promoções e eventos elevou o número de assistidos de 108 para 120. Pesquisa na Revista “A História de Catanduva de A a Z” de 2005. Complemento: Foram seus presidentes: de 2003 a 2010, Maria Elena Figueiredo Januário, de 2011 a 2018, Ângela Maria Colombo Amarante e de 2019 a 2021, Marisa Carvalho de Oliveira. Atualmente atendem 130 crianças.
Clique nesse endereço para ver os prédios da Rua Pará e a Casa da Criança.