GINÁSIO CATANDUVA E FACULDADE COMERCIAL DE CATANDUVA (2)
Nelson BAssanetti
O artigo do professor Geraldo Corrêa “Urbi et orbi” de 04.06.1942, homenageia a família Além pela implantação de sua Escola em Catanduva. Disse ele que o professor Pedro Além Júnior era um homem de feitiço, que viera para Catanduva certo dia, feito agente de espionagem a serviço da propagação do Ensino e que, olhando sorrateiramente pelas esquinas, observando o movimento dos nossos estudantes, ele arranjou a planta de um prédio destinado à instalação de seu quartel general, e que finalmente, sem que ninguém lhe pedisse, bancando o intrometido, foi abrindo, sem mais nem menos, as portas da sua casa de educar aos homens de amanhã.
Disse que não sabia de outro que fosse capaz de chegar a Catanduva, com ares tão despretensiosos e contando com apenas meia dúzia de alunos, sendo inteiramente desconhecido, levantasse um educandário e, com uma paciência de Jó, aguardasse, mês a mês, ano após ano, o sorriso bonito de dias melhores.
Com o tempo o Ginásio, acrescido da Faculdade Comercial implantada com a ajuda de seu Irmão Cândido Pedro Além, tornaram-se uma realidade gostosa, que sorriam através do batalhão de jovens que ali buscavam o aprendizado em busca de um futuro promissor para suas vidas.
- “Eu sei, Além, que você irá mais além e eu, ao falar de seu trabalho não sei se encontrarei adjetivos em consonância com a grandeza da obra que vocês construíram. Que Deus os ajude!” Assim ele encerrava seu reconhecimento.
Pesquisa no Jornal “A Cidade” – Arquivo Museu Padre Albino