1955 Festa Junina no Pensionato Dom Lafayette (4 fotos)
Texto digitalizado por Nelson Bassanetti
Comemorando o dia de São João, o Padre Cesar Cauda, diretor do Pensionato D. Lafayette, de Catanduva, organizou e levou a feito uma divertida festa junina, do qual participaram todo os alunos do modelar estabelecimento de ensino.
Assim é que a garotada alegre participou de um animado e ruidoso quebra potes, sendo que os felizardos encheram os bolsos com balas, bombons e brinquedos que eram recheios dos aludidos potes. Cacetadas foram dadas a esmo, mas, muitas foram bem aproveitadas, dando aos felizardos muitos prêmios, além de alegria imensa.
A torcida foi enorme, de todos os presentes, não só da petizada, como também de números pais e parentes dos competidores.
Outra brincadeira que muito agradou foi o chamado tiro-ao-alvo: um garoto de olhos vedados com um cacete nas mãos, depois de desorientado pro algumas voltas, tomava um rumo que deveria atingir um quadro negro com circuitos idênticos aos de tiro-ao-alvo. Quanto mais se aproximasse do centro, melhor o prêmio. Acontecia, porém, que depois das voltas com olhos vedados, o candidato muitas vezes, tomava rumo oposto ao quadro negro. Aí, sim, era o divertimento de todos e decepção do candidato quando se via livre do lenço nos olhos, e se encontrava muito distante do alvo. Mas, foi gozadíssima a festa do pátio do estabelecimento.
Depois, em filas, todos receberam pacotes de pipocas, amendoim e doces, entrando para a sala do “cineminha” do Padre César, onde assistiram movimentados filmes de “mocinho” e gozadas comédias.
E com isso a noite veio deixando saudades à garotada que já pediu, para o ano, uma nova e retumbante festa de São João. ...
O Trida esteve presente e sua Pailard funcionou durante a festa, deixando um filme que sempre lembrará a grandiosa festa que tanto divertiu a garotada. Matéria da revista “O Século” de 14.08.1955. Arquivo do Museu “Padre Albino”