1941 Expansão da Estrada de Ferro Araraquarense até Porto Presidente Vargas
A matéria trata do trecho de Mirassol a Engenheiro Balduino, município de Monte Aprazível
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1910, chegou a Catanduva, em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
A foto da Estação de Engenheiro Balduíno (Arquivo de Aparecido Sallatino) eu localizei na página de Ralph Mennuci Glesbrecht (Estações Ferroviárias do Brasil). As outras fotos da construção da estrada de ferro no Jornal “Folha da Manhã” de 23.09.1941 – Arquivo do Museu “Padre Albino”.