1955 Estrada de Ferro Araraquara, bitolas estreita e larga (3 fotos)
A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1910 chegou a Catanduva e em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos. textos das fotos: 1) Em 10 de setembro de 1955, o último trem de bitola métrica chega a Catanduva. Notar os dormentes já com cravos para receber a mudança do trilho para a bitola larga. Tal seria feito logo depois e pela madrugada adentro. 2) No dia seguinte, o primeiro trem da bitola larga chega a Catanduva, já com os trilhos de bitola larga 3) Essa foto é do carro de inspeção da bitola estreita. Estão na foto da esquerda para a direita: Walter Martins Diniz, Jurandyr Ornellas, Jovino Volpon, Fábio Machado , Gandini, José de Oliveira Pompeo, Carlos Machado, ? , Dr. Oswaldo Santana de Almeida (Diretor da EFA) e Antonio Pereira da Silva. Pesquisa em página de Ralph Mennucci Giesbrecht.