Início          Trecho de expansão da Estrada de Ferro Araraquara
Comércio/Indústria - 11/02/2023

Trecho de expansão da Estrada de Ferro Araraquara

Uma foto para deleitar e  dar asas à imaginação. Nome do engenheiro famoso Francisco Matarazzo Neto (1910-1980), construtor de vários edifícios em São Paulo e familiar em Catanduva pelas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.   Trecho entre Mirassol e Porto Getúlio Vargas. 

Pesquisa Estações ferroviárias do Brasil: 

HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Presidente Vargas foi inaugurada em 1952, na cidade de Rubinéia.

A estação era, efetivamente, chamada de Rubinéia pelo povo, e era o fim da linha da E. F. Araraquara. Note-se que o nome homenageando Getulio Vargas era quase uma heresia no Estado de S. Paulo: ele era e ainda é persona non grata para os governantes paulistas.

O nome da estação foi dado, no entanto, porque já existia ali, desde 1940, quando Vargas estava no poder, um povoado com o nome do presidente (veja caixa abaixo) que substituiu um nome bem antigo no Estado - o Porto do Tabuado. E, em 1952, quando da inauguração da ferrovia naquele ponto, Vargas ainda era residente (depois de um iontervalo entre 1945 e 1951).

A partir dali a EFA aguardaria a construção da ponte ferroviária sobre o Paraná, para chegar talvez a Cuiabá, no Mato Grosso. A ponte acabou finalmente sendo construída somente nos anos 1990, e ligou os trilhos da antiga Araraquarense aos da Ferronorte, construída por Olacyr de Morais. A ponte, entretanto, passou por outro ponto.

A estação e a cidade original acabaram inundados pela barragem, em 1973. Segundo outras informações, já em 1969 a estação deixara de atender aos trens, sendo o ponto terminal da E. F. Araraquara transferido para a estação de Santa Fé do Sul. Sobraram, debaixo d'água, 
somente os pilares da estaçãozinha. Existe ali perto hoje a cidade de "NovaRubinéia. Os trilhos que vão para a ponte da Ferronorte passam por outro lugar. "Não encontrei coordenadas confiáveis de onde encontraria a estação de Presidente Vargas. Foi inundada em 1973, mas uma vez uma pessoa de lá me disse que na seca quando o nível da barragem desce é possível ver suas ruínas" (Rodrigo Cabredo, 2001).

 

Veja também:
Sociedade - 29/06/2025
Juninão do Clube de Tênis
Sociedade - 24/06/2025
Família Rubiano
Educação - 22/06/2025
Formatura do Curso primário do Barão do Rio Branco
Sociedade - 21/06/2025
Reunião social
Sociedade - 21/06/2025
Foto em família
Esportes - 19/06/2025
Catanduva Esporte Clube
Comércio/Indústria - 18/06/2025
Caderneta de contas correntes
Sociedade - 18/06/2025
Evento de Carmy de Freitas
Publicações da seção Comércio/Indústria

18/06/2025
Caderneta de contas correntes
18/06/2025
Café no Banco Itaú
04/06/2025
Caderneta Quilométrica
04/06/2025
Boutique Elle Toi Et Moi
03/06/2025
Uma estrada de ferro partindo de Catanduva
01/06/2025
Ponto de ônibus
31/05/2025
Viola Xadrez (fabricada em Catanduva)
27/05/2025
Sr. Nevalcer, sapateiro
24/05/2025
1972 - V Exposição Agropecuária e Industrial
06/05/2025
1941 - Farmácia Orion
29/04/2025
Sapataria Santa Cruz
29/04/2025
Luciana Magazine
Catanduva Cidade Feitiço © 2025 Todos os direitos reservados.