Início          Biografia
Nelson Bassanetti

Nelson Bassanetti


Nascido em Itajobi-Sp em 10.12.1944, mora em Catanduva desde 1952, trabalhou desde os dez anos e de 1958 a 1965 na Empresa de Ônibus Caparroz & Cia. Ltda. e de 1966 a 1987 no Banco do Estado de São Paulo, S/A. Faz parte dos quadros da Loja Maçônica Tranqüilidade e Esperança desde 1976.

É Diretor Social da APAE de Catanduva gestão 2023/2025 e já foi presidente nos anos de 1990 a 1991, de 2008 a 2013 e de 2017 a 2022. No Clube de Tênis é sócio desde 1966 e foi secretário por oito anos de 1993 a 2001. Fez o Grupo Escolar e o Ginásio no Instituto de Educação Barão do Rio Branco.

É contador formado pela Escola Comercial de Catanduva, Professor Primário pelo Curso Normal do Instituto de Educação Barão do Rio Branco e Administrador de Empresas formado pela 1ª turma da FAECA – Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva.

É casado com Maria Therezinha Camargo Brum Bassanetti de cuja união nasceram três filhos: Angélica Brum Bassanetti Spina, casada com Tadeu Roberto Spina com duas netas Beatriz e Ana Letícia, Aline Brum Bassanetti e Ígor Brum Bassanetti. Gosta de Catanduva e participa de todos os eventos aqui promovidos.

Em 2003 reuniu, depois de 40 anos, os atiradores que serviram o exército em 1963 e montou um álbum retrospectivo com fatos e fotos daquele ano. E em 2013, reuniu novamente o grupo nos 50 anos. Depois dessa pesquisa interessou-se ainda mais pela história da cidade e, sendo colecionador de fotos, analisa-as detalhadamente, sempre procurando informações que possam elucidá-las e dar-lhes o devido valor, Suas pesquisas abrangem todos os segmentos da cidade inclusive o “Museu Municipal” e o “Padre Albino”. É colaborador do “Museu Padre Albino” e todo o material que encontra direciona cópia para seus arquivos, aumentando assim seu acervo e resgatando a memória da cidade.

A ideia de criar o site “Catanduva Cidade Feitiço” é o de expandir conhecimentos e relatar mais de cem anos como nossa cidade se comportou, seus usos e costumes, reconstituindo eventos, mostrando como era Catanduva no passado, destacando pessoas que foram notícia na política, na economia, nos esportes e na sociedade. Para encerrar passo aos leitores o preâmbulo do livro “A História de Catanduva de A a Z”, escrito pelo professor Vicente Celso Quáglia extraído do livro “A Cidade Antiga” de Fustel de Coulanges.

“Felizmente, o passado nunca morre completamente no homem. O homem pode esquecê-lo, mas conserva-o sempre dentro de si. Porque, tal como ele é, em cada época, é o produto e o resumo de todas as épocas anteriores. Se ele penetrar na sua alma, pode achar e distinguir nela essas épocas diferentes, segundo o que cada uma delas lá deixou”.

Catanduva Cidade Feitiço © 2024 Todos os direitos reservados.