Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Eventos
Data de publicação: 12/08/2013    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 12/08/2013
1943 - Acontecimentos em Catanduva

1943 – 1ª Turma Formandos Ginásio Catanduva

Nelson Bassanetti

A foto foi tirada no Cine República e mostra o evento da formatura da 1ª turma do Ginásio Catanduva que era dos Srs. Pedro Além Junior e Candido Além. O cinema era estruturado para teatro, com fosso para orquestra e balcão com frisas. Vejam os nomes dos filmes que estão anunciados: Coquetel de estrelas (Paramount), com 43 grandes artistas e 7 cantores; Homens de minha vida (Columbia), com Loretta Young, Conrad Veidt, Dean Jagger, John Sheppard e Otto Kruger; e Quando Morre o dia com Gene Tierney, Bruce Cabot e George Sanders.  

Nesse ano até setembro o prefeito de Catanduva era o Sr. João Lunardelli, Antônio Stocco era o presidente da Acic, Benedito Flávio Ferreira Lima (Nóca), presidente do Guarany Futebol Clube; Flávio de Moraes, presidente do Clube 7 de Setembro e Lúcio Cacciari presidente do Catanduva Clube.

Recebemos a visita do Interventor Federal de São Paulo Dr. Fernando Costa, que aqui chegou em trem especial, acompanhado pelo Dr. Anhaia Mello, Secretário de Viação e Obras; Dr. Theotônio Monteiro de Barros Filho, Secretário da Educação e Saúde; Dr. Gabriel Monteiro da Silva, do Departamento de Municípios; Dr. Mello Moraes, Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio; Antonio Feliciano, do Conselho de Administração do Estado e diversas outras personalidades. Foram recepcionados na Estação da Estrada de Ferro pelo Prefeito Municipal Sr. Sílvio Salles, na presença de duas bandas, Tiro de Guerra nº. 183, estudantes da Escola Normal e do Ginásio Catanduva, várias autoridades e cerca de 3.000 pessoas.

Os cinéfilos viram o filme “Sangue e Areia”, estrelado por Tyrone Power, Linda Darnell, Rita Hayworth e Anthony Quinn, em cujo filme, Power, interpreta o toureiro Juan Gallardo, que arrisca sua vida e sucumbe aos encantos de lindíssimas mulheres. Recebemos também a visita de uma caravana de 35 universitários da Faculdade de Filosofia da USP, chefiada pelo acadêmico Paulo Cretella Sobrinho, que aqui apresentaram uma peça teatral no Cine República. Participavam desse grupo: Zé da Pinta e o Regional da Rádio Cultura, o locutor José Carlos de Moraes, famoso “Tico Tico”, a atriz Sara Frydmann, e também o pianista Paulo Giovanini, que já era mestre nas teclas. 

Nesse ano o catanduvense Hélio Motta foi eleito presidente do Centro Acadêmico XI de agosto da Faculdade de Direito da USP, localizada no Largo São Francisco em São Paulo, sendo aqui homenageados em banquete com presença de 170 pessoas, vindo vários colegas e altas autoridades daquela Escola: Dr. Gilberto Quintanilha Ribeiro, Dr. Ivan Fleury Meirelles e Dr. Wilson Dias Castejon. Naquele mesmo ano, ele foi eleito Presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Palestrou aqui o orador e literato Dr. Salomão Jorge e tivemos a apresentação de dois virtuoses da arte lírica, o tenor Reis e Silva e a soprano Carmen Gomes, que em recital interpretaram Aída e Rigoletto de Giuseppe Verdi, Tosca de Giàcomo Puccini e O Guarani de Carlos Gomes.

Amador Aguiar, dono do Bradesco, aqui esteve inaugurando a agência do Banco Noroeste, quando ainda era seu funcionário e Ricardo Lunardelli doou 100 alqueires de terras no Paraná a Padre Albino, através da Associação Beneficente de Catanduva.

 

Nesse mesmo ano, já preocupado na preservação do meio ambiente, o Departamento de Produção Animal do Estado, proibiu por dois anos a pesca com redes e tarrafas no Rio São Domingos, no trecho entre Catanduva e Uchôa. 

VEJA TAMBÉM
1963 – Transmissão da TV de Catanduva no Clube de Tênis
1985 - Evento na Casa da Cultura
Figuras conhecidas de Catanduva
1985 – 2ª FECIC (2 fotos)
1962 – 1ª Exposição Agrícola Comercial e Industrial de Catanduva
1970 – Recinto de Exposições João Zancaner
“FOLIA DE REIS” TEM HISTÓRIA EM CATANDUVA
1963 - Baile Sinhá Moça
1952 - Gabinete da Prefeitura
1943 - Acontecimentos em Catanduva
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço