Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Artigos
Data de publicação: 07/04/2020    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 07/04/2020
RETROSPECTIVA DO ANO DE 1959 TEM O CANTOR AGNALDO RAYOL EM SHOW NO “CAFÉ DA ESQUINA”
Foto da Praça da República onde vemos a Fonte Luminosa e na esquina a casa da família Motta, onde o Clube de Tênis funcionou por breve período
Inauguração do Cine Central na Praça da Independência.
Prédio da Estação Rodoviária na Rua Rio de Janeiro, hoje complexo “Estação Cultura”, cartão de visita de Catanduva
01.11.1959 – Time do Catanduva Esporte Clube no Estádio do Pacaembu em São Paulo. Na foto de pé e da esquerda para a direita: Diney, Basílio, Cativeiro, Luiz Valente, Cássio, Can Can e o massagista Mateus. Agachados: Paulinho, Washington, Dozinho, Gaúcho e Alípio
Ator James Dean do filme Filme “Assim Caminha a Humanidade”, épico com conflitos amorosos, disputas econômicas e preconceitos raciais..

Nelson Bassanetti

Em 1959, tivemos o Baile da Asa, no Clube de Tênis com a Orquestra de Osmar Milani que tinha como crooner Francisco Egídio. A Rainha da Asa foi  Margarida Racanello e o baile contou com a presença do Prefeito de São Paulo Dr. Adhemar de Barros, das  Misses do Paraná e de Minas Gerais e vários Oficiais da Aeronáutica.

Em setembro daquele ano, Catanduva ocupou o 7º lugar no Estado de São Paulo em movimentação bancária. Nossos números foram maiores que Araraquara, Jundiaí, Piracicaba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Presidente Prudente, Marília, São Carlos e  São José dos Campos entre outras. O café era nossa principal riqueza e aqui se concentravam grandes maquinistas, compradores da rubiácea.

Foram aqui inauguradas a firma Gonçalves Sé, do ramo de secos e molhados, a Fonte Luminosa da Praça da República, a Estação Rodoviária e o Cine Central. Tivemos gincana de lambretas e o Ginásio Catanduva fez magnífico desfile comemorando 20 anos de atividades.

Os cinéfilos viram o filme "7 noivas  para 7 irmãos" e o épico  “Assim Caminha a Humanidade”, que conta a história de três gerações de famílias texanas com Elizabeth Taylor, Rock Hudson e James Dean. (trailer) http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29107/trailer-19537320/

O nadador catanduvense Athos Procópio de Oliveira Jr., vitorioso nos Jogos Pan-americanos realizado em Chicago, nos Estados Unidos foi aqui recepcionado quando chegou de trem com festa organizada pelo Clube de Tênis e Instituto de Educação Barão do Rio Branco.

Aqui se apresentou o cantor Carlos Gonzaga no programa de auditório de Parcial Garret da Rádio Difusora, que explodiu com a música “Diana” uma versão de Paul Anka, vindo depois “Bat Masterson”.

Para São Paulo tínhamos opção de três empresas de ônibus: Expresso Brasileiro, Cobratur e Viação Cometa.

No futebol, o Botafogo Futebol Clube conquistou o tri campeonato amador (1957/8/9) e o Catanduva Esporte Clube na presidência do Sr. Antônio Gutierrez Molina e no  comando do técnico  Helios Trica, disputou o 2º lugar com o time de Barretos e se classificou para as finais da 2ª divisão jogando no campo do Pacaembu, em São Paulo, ganhando de 1 a 0, gol de Dozinho em escanteio cobrado por Alípio.

O Cruzeiro Cestobol Clube em reestruturação foi impotente para conter o XV de Novembro de Piracicaba perdendo aqui de 102 a 42. No XV jogava Vlamir, Pecente e Waldemar, craques do basquete naquela época. 

Também tivemos o Baile da Primavera realizado na casa da família Motta, na confluência das Ruas Maranhão e Sergipe. Aquele imóvel foi  adquirido em 1958 por vários Catanduvenses, entre eles os Srs. João Caparroz, Antonio Stocco, Pedro Monteleone e Gentil de Ângelo que o cederam  ao Clube de Tênis, cuja sede  estava em reformas antevendo o Clube dos 300, em fase de construção. A rainha da primavera foi Leonice Lerro Ribeiro e ali se apresentaram ao som da Orquestra Continental de Jaú os cantores Agnaldo Rayol, Agostinho dos Santos, o humorista Pagano Sobrinho e Enzo de Almeida Passos, que tinha um programa na Rádio Bandeirantes, com o nome “Telefone Pedindo Bis”. Depois do baile, eles deram um “petit show” madrugada adentro no Bar do Café da Esquina, que era de propriedade de Adir Attab (Alemão). No final daquele ano os bailes de formatura foram realizados nos armazéns de café da Ureca (prédio na Travessa da Rua Alagoas, depois do Sesc), hoje, Loja Coopercitrus. inclusive com a presença da Orquestra de Orlando Ferri. 

Nas eleições para Prefeito Municipal, Antonio Stocco teve 5.064 votos e ganhou de Gabriel Hernandes que teve 4.284. Para vice Prefeito, Iran Silva teve 4.863 contra Venâncio Lima Ferreira que teve 4.164 votos.

 Pesquisa no “Jornal A Cidade” – Arquivo Museu "Padre Albino"

 

 

 

VEJA TAMBÉM
FRANCISCO CÃNDIDO XAVIER – CIDADÃO CATANDUVENSE
RETROSPECTIVA DO ANO DE 1959 TEM O CANTOR AGNALDO RAYOL EM SHOW NO “CAFÉ DA ESQUINA”
RETROSPECTIVA DO ANO DE 1960 TEM JÂNIO QUADROS, TEIXEIRA LOTT E ADHEMAR DE BARROS EM CATANDUVA
BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO EM CATANDUVA
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (6)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (5)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (4)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (3)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (2)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (1)
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço