Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Educação
Data de publicação: 23/11/2019    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 23/11/2019
GINÁSIO CATANDUVA E FACULDADE COMERCIAL DE CATANDUVA (2)
05.06.1942 - Praça 9 de Julho - Foto dos alunos do Ginásio Catanduva nas comemorações do 3º aniversário
16.12.1944 – Quadro de Honra com as fotos dos formandos da II Turma do Colégio Catanduva, vendo ao centro os alunos e no entorno, sua direção e professores

 

Nelson BAssanetti

O artigo do professor Geraldo Corrêa “Urbi et orbi” de 04.06.1942,  homenageia a família Além pela implantação de sua Escola em Catanduva. Disse ele que o professor Pedro Além Júnior era um homem de feitiço, que viera para Catanduva certo dia, feito agente de espionagem a serviço da propagação do Ensino e que, olhando sorrateiramente  pelas esquinas, observando o movimento dos nossos estudantes, ele arranjou a planta de um prédio destinado à instalação de seu quartel general, e que finalmente, sem que ninguém lhe pedisse, bancando o intrometido, foi abrindo, sem mais nem menos, as portas da sua casa de educar aos homens de amanhã.

Disse que não sabia de outro que fosse capaz de chegar a Catanduva, com ares tão despretensiosos e contando com apenas meia dúzia de alunos, sendo inteiramente desconhecido, levantasse um educandário e, com uma paciência de Jó, aguardasse, mês a mês, ano após ano, o sorriso bonito de dias melhores.

Com o tempo o Ginásio, acrescido da Faculdade Comercial implantada com a ajuda de seu Irmão Cândido Pedro Além, tornaram-se uma realidade gostosa, que sorriam através do batalhão de jovens que ali buscavam o aprendizado em busca de um futuro promissor para suas vidas.

  - “Eu sei, Além, que você irá mais além  e eu, ao falar de seu trabalho não sei se encontrarei adjetivos em consonância com a grandeza da obra que vocês construíram.  Que  Deus os ajude!” Assim ele encerrava seu reconhecimento.

 Pesquisa no Jornal “A Cidade” – Arquivo Museu Padre Albino

 

VEJA TAMBÉM
1976 – Formatura da 2ª turma da ESEFIC
1939 - Tiro de Guerra nº 183
1978 – Inauguração da quadra do CPP
1968 – Curso de Contabilidade do Ginásio Catanduva
Carteiras de estudante
Ginásio Dom Lafayette
Fazenda dos Ingleses
1959 - Desfile que marcou uma época (4 fotos)
1964 - TAC
2000 – Fizeram história em Catanduva
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço