Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Cidade
Data de publicação: 09/10/2019    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 09/10/2019
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

27.12.1954- A foto foi colhida quando da doação de um terreno na Praça da Independência no Higienópolis para a construção da Catedral de Nossa Senhora Aparecida. A idéia foi do Sr. Miguel Pachá e o autor da proposta foi o vereador Libano Pachá, aprovada pela Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Município Dr. Ítalo Záccaro. Era essa a 1ª diretoria encarregada dessa construção. Presidentes de Honra – Monsenhor Albino e Braz Ortiz; Presidente - Gentil de Ângelo; Vice – Jácomo Braido; 2º Vice – Silvino Diogo; 1º Tesoureiro – Padre Sílvio Gasparotto; 2º Vice – Manoel Rodrigues da Costa; 3º Vice – Amil Záchia; 1º Secretário – Fausto Rodrigues; 2º Vice – Nelson Zerbinatti e 3º Rodrigo Alonso Garcia.

1963 – Cartão postal do Bairro do Higienópolis, mostrando o prédio do Santuário e o jardim da Praça da Independência refeita em 1962 pelo Prefeito Municipal Antonio Stocco, projeto do arquiteto Luiz de França Roland 

1963 – Foto mostrando a suntuosidade do edifício do Santuário que evidencia a fé e a capacidade realizadora do nosso povo que é bom e generoso 

 Pesquisa de Nelson Bassanetti 

Foi no ano de 1954, que a Câmara Municipal de Catanduva aprovou a proposta de edificação do Santuário na Praça da Independência em projeto apresentando pelo vereador Gerson Sodré e  promulgado pelo Prefeito  Ítalo Záccaro.

Coube ao Padre Sílvio Gasparotto, da Ordem dos Padres Doutrinários a incumbência da construção do referido templo. O projeto foi confiado ao arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, neto de Benedito Calixto, pintor de renome que deixou um legado de 700 obras, várias delas na Igreja Matriz de São Domingos.

 Iniciada a construção, já em 1956, se oficiava no interior do templo e em 1958, ela já estava coberta. A partir de então se iniciaram os trabalhos de arte e de acabamento concentrando-se na feitura do forro, uma verdadeira obra de arte e bom gosto, com caixetões em relevo, trabalho feito em diversas madeiras, como imbuia, marfim e cedro rosa. No forro, em estilo basilical, existem quatro trabalhos em alto relevo de dois metros quadrados cada um e no centro está o emblema da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã. O serviço de madeiramento foi executado pelos Irmãos Osvaldo e Orlando Racanichi e a colocação das portas pelo carpinteiro Benedito Bassanetti, meu pai.  A segunda paróquia da cidade, sob a invocação da Padroeira do Brasil, foi criada por decreto do bispo Dom Lafayette Libânio de São José do Rio Preto, em 25 de maio de 1952. Antes da construção do Santuário a nova Paróquia funcionou na Igreja do São Francisco, anexa ao Seminário “Padre César de Bus” dos Padres Doutrinários. Este Seminário,  formou padres até 1974 e depois, com a sua desativação o prédio  foi vendido para a Prefeitura Municipal de Catanduva e hoje é utilizado pelas Faculdades de Administração de Empresas e Direito da Fundação Padre Albino (FIPA). No período da construção do Santuário estiveram à frente das obras os Padres Sílvio Gasparotto, depois Hélio Lupano e por fim Orlando Visconti. No dia 8 de setembro de 1956, foi colocada no Santuário, solenemente, uma pedra relíquia extraída dos alicerces da Basílica de São Pedro, em Roma, doada e benta por sua Santidade o Papa  Pio XII. Em 09.07.1978 foi inaugurado o campanário de 48 metros e o sino de bronze pesando  3.000 quilos. Com a criação da diocese de Catanduva em 08.02.2000, pelo Papa João Paulo II, o Santuário Nossa Senhora Aparecida passou a ser a Sé Catedral do Bispado que abrange 17 cidades.

Fotos do acervo de Nelson Bassanetti e pesquisa no acervo de jornais e revistas do  Museu "Padre Albino"

 

 

VEJA TAMBÉM
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
1975 – Novas instalações do INPS
1955 - “Footing da Praça da República”
1940 – Desfile cívico em Catanduva
1950 – Banco do Estado de São Paulo
1948 - Praça da República
1936 – Paralelepípedos em Catanduva
1985 (?) – Conjunto Habitacional Euclides Figueiredo.
1938 - Rua Rio de Janeiro
Capela de São Domingos
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço