Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Artigos
Data de publicação: 18/01/2019    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 18/01/2019
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (1)
1954 – Time do Catanduva Esporte Clube. De pé e da esquerda para a direita: Veneno, Loca, Wilse, Waldemar, De Maio e Jaime. Agachados: Liminha ou Renatinho, Tico, Juarez, Marinho, Miguelzinho e Pedrão enfermeiro.

Nelson Bassanetti

O Catanduva Esporte Clube foi fundado em 23.04.1953  e formaram a sua primeira diretoria: Presidente, Gabriel Hernandes; Vice, Felício Batista, Orlando Facci e Brasilino Pastore; Secretário geral, Miguel Benites Perez; Tesoureiros, Antonio Barbeiro Messas e José Marcos Romero e Presidente do Departamento Profissional, Amil Zákia.  Os jogos do Expressinho tinham por palco o Estádio Sílvio Salles (atual Shopping) e em 22 de setembro daquele ano realizou um jogo com o Santos Futebol Clube no qual perdeu de 2 a 1. Jogaram pelo peixe: Manga, Hélvio e Feijó;  Nenê, Formiga e Zito; Nicácio, Valter, Álvaro, Hugo e Nando (Delvéchio). Marcaram para o Santos, Zito e Hugo e Marinho para o Catanduva. 

Desde o seu início passou o Expressinho por grandes perseguições da Federação Paulista de Futebol  que não o incluiu entre os times que disputariam a segunda divisão, alegando que nossa cidade não possuía 50.000 habitantes, mesmo com documento atualizado do IBGE confirmando esse número.

Em 1954,  por não disputar campeonatos oficiais preliou amistosamente com vários times de São Paulo e alguns da capital de São Paulo, que vinham para cá de avião de carreira da Empresa Real Transportes Aéreos.

Em 25 de abril aqui esteve o São Paulo Futebol Clube que foi campeão paulista do ano de 1953. Acompanhou a delegação o locutor Paulo Planet Buarque e foram recepcionados festivamente no Restaurante Pellizzon. Jogou com a seguinte escalação: Poy, De Sordi e Turcão; Clélio, Pé de Valsa e Nilo; Haroldo, Dino, Gino, Rodrigo e Canhoteiro e com vitória de Catanduva por 1 a O, gol de Liminha.

No dia 25 de julho, aqui esteve a Associação Portuguesa de Desportos, que jogou com a seguinte escalação: Lindolfo, Nena e Walter; Djalma Santos, Brandãozinho e Ceci; Julinho, Renato, Átis, Ipojucã e Ortega e ganhou o jogo por 3 a 2, marcando  Julinho (2) e Ipojucã, para a Portuguesa e Castro e Tico para o Catanduva. Acompanhou sua delegação o locutor Luiz Noriega e foram recepcionados no Restaurante Pellizzon.

Em 17 de novembro aqui esteve o Sport Club Corinthians Paulista, sendo recepcionado no Aeroporto por cerca de 400 carros e 2.000 pessoas. Com sua delegação vieram vários locutores esportivos, entre eles Milton Peruzzi e Orlando Duarte e foram recepcionados no Restaurante A Paulicéia. Não jogou o goleador Baltazar (O cabecinha de Ouro) e essa foi sua escalação:  Gilmar, Homero e Olavo; Idário, Goiano e Roberto; Cláudio, Luizinho, Paulo, Nonô e Carbone e ganhou o jogo de  3 a 1, gols de Nonô, Paulo e Cláudio e Liminha para o Catanduva.  Depois, nesse ano, grande feito registrou o Corinthians, marcando sua trajetória histórica como o “Campeão Paulista do IV Centenário”.

1954 – Time do Catanduva Esporte Clube. De pé e da esquerda para a direita: Veneno, Loca, Wilse, Waldemar, De Maio e Jaime. Agachados: Liminha ou Renatinho, Tico, Juarez, Marinho, Miguelzinho e  Pedrão enfermeiro.

 Pesquisa no Jornal “A Cidade” – arquivo Museu “Padre Albino”

 

VEJA TAMBÉM
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (6)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (5)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (4)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (3)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (2)
CATANDUVA ESPORTE CLUBE, O FAMOSO EXPRESSINHO (1)
1918 – Nomes de famílias residentes em Catanduva (5 listas)
CICLISMO EM CATANDUVA (1)
GINÁSIO CATANDUVA (7 fotos)
RETROSPECTIVA DO ANO DE 1953, TEM O FILME “CANTANDO NA CHUVA”
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço