Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » Política
Data de publicação: 12/10/2016    |    Enviar por e-mail   |   Imprimir   |   Tamanho do Texto:     |   Compartilhar:    
Data de Publicação: 12/10/2016
Antônio Stocco, o prefeito de “O melhor carnaval do interior do Brasil”, das linhas de aviação da Real e Vasp, Usina Catanduva e o prédio do Hospital Emílio Carlos.

Pesquisa de Nelson Bassanetti (curriculum do Comendador Antônio Stocco no final das fotos)

A ação e o trabalho edificantes constituem uma demonstração do amor à cidade e um exemplo a ser seguido. Pertence a classe dos pioneiros que instalaram as primeiras indústrias na cidade e conhecedor que foi da região e identificado com os seus problemas e visão futurista uniu a indústria à agricultura pregando e incentivando o investimento de capitais em estabelecimentos industriais destinado ao beneficiamento dos produtos da terra e vendo que no meio rural o café já tinha passado por sua fase áurea procurou substitutos, daí a cana, o milho, a mandioca e o adubo para correção do solo, surgindo em consequência a Usina Catanduva. Fábrica de Adubo, Fábrica de Papel, Exposição e Simpósio do Milho onde esteve o Presidente João Goulart, Foi presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Catanduva) por 12 anos, anos de 1936, de 1941 a 1947 e de 1952 a 1955 e Prefeito Municipal de Catanduva de 1948 a 1951 e de 1960 a 1963 e presidente da Associação beneficente de Catanduva (atual FIPA), por vários anos e doando seus salários quando político, sendo por tudo isso apontado como pessoa de escol e paradigma no desenvolvimento de nossa cidade. 

A foto do Sr. Antônio Stocco foi extraída da revista O Século de 1951,

05.06.1948 - A foto foi colhida na escadaria do prédio da Estação da Estrada de Ferro Araraquara quando da sua inauguração, Naquele dia também foi inaugurado  o prédio do  II Grupo Escolar de Catanduva, hoje Octacílio de Oliveira Ramos.  O governador de São Paulo Adhemar de Barros (chapéu na mão), tem ao seu lado direito o Prefeito Municipal Antônio Stocco.

VASP – VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO - No dia 11.04.1949, o avião da VASP pousou no Aeroporto de Catanduva, inaugurando assim a sua linha de vôos diretos para São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, feitos no mesmo avião.  O possante “Douglas”, em seu vôo inaugural, trouxe a esta cidade para presidir o ato de abertura, o governador Adhemar de Barros, assessores e  imprensa. A Vasp funcionou em Catanduva cerca de três anos, seu escritório era na Rua Pernambuco, 153 e seu agente era o Sr. Moacyr Lichti.

15.08.1953 - Usina Catanduva (3 fotos) inaugurada com apresença do Dr. Adhemar de Barros.

26.09.1955 – Na foto Antônio Stocco, Adhemar de Barros (de gravata), candidato a Presidente do Brasil  e da. Nenê Stocco.

18.06.1960 Fotos e texto sobre o Hospital dos Tuberculosos (Emílio Carlos) que foi conseguido no governo do Dr. Adhemar de Barros. 

 

1951 – No carnaval de 1951 o prefeito Municipal era o Sr. Antônio Stocco e o  grito de carnaval contou com a presença dos Reis Momos do Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. A Tupi e Marajoara que eram orquestras de Catanduva foram a Araraquara recepcioná-los e vieram juntos no trem. Era costume naquela época às autoridades da cidade viajar até Araraquara, recepcionavam lá na Estação os visitantes e vinham juntos de trem até Catanduva. Essa  foto é de 1961 tirada no Clube dos Bancários mostrando o Rei Momo Ivo Dall’Áglio, a Rainha do Carnaval Marísia Cione e Mário Bernardino de Campos, Ico Ceneviva e do lado direito o Prefeito Municipal Antônio Stocco sempre animado com o Carnaval de Catanduva.

1962 – Palanque montado com presença de autoridades que assistiram ao desfile dos estudantes da cidade durante a “1ª Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Catanduva”. Estão na foto o Governador do Estado Carvalho Pinto, o Prefeito Municipal Antônio Stocco, o Presidente da República João Goulart e a deputada federal Ivete Vargas.

19.09.1973 - Essa foto foi tirada no sepultamento de Padre Albino quando o corpo saia da Capela do Hospital Padre Albino em direção a Igreja Matriz de São Domingos. Estão do lado esquerdo as pessoas representativas da Cidade Feitiço, o Sr. Antônio Stocco, Pedro Nechar e Pedro Monteleone, do lado direito o Sr. Gentil de Ângelo (Gentilino) e atrás o médico Dr. Manoel de Souza. 

Ciurrículo (fotos 10 e 11) do Sr. Antônio Stocco feito por  Darcy Meinischmiedt e extraído do Livro "A História de Catanduva de A a Z"

VEJA TAMBÉM
1951 – José Antônio Borelli visita Getúlio Vargas
Café da Esquina, políticos na Cidade Feitiço (7 fotos)
1988 - Administração do Prefeito José Alfredo
1969 – Dr. Antônio Mastrocola empossado na Caixa Econômica Federal (9 fotos)
08/1964 – Sessão póstuma no legislativo Catanduvense
1962 - Campanha política
1948 – Ulysses Guimarães em Catanduva (3 fotos)
1975 – Professores Anísio Borges e José Favorino Rangel – Cidadãos Catanduvenses
1969 – Homenagem ao Dr. Antônio Mastrocola
1955 – Jânio Quadros com Zancaner e Borelli (foto histórica)
Copyright © Catanduva Cidade Feitiço