Artigos Carnaval Cidade Comércio/Indústria Destaques Educação Esportes Eventos Música Piadas Política Sociedade Vídeos
você está em » BIOGRAFIA
Nelson Bassanetti

Nascido em Itajobi-Sp em 10.12.1944, trabalhou desde os dez anos e  de 1958 a 1965 na Empresa de Ônibus Caparroz & Cia. Ltda. e de 1966 a 1987 no Banco do Estado de São Paulo, S/A. Faz parte dos quadros da Loja Maçônica Tranqüilidade e Esperança desde 1976. Foi presidente da APAE de Catanduva gestão 1990/1991 e 2008/2013. É atualmente Diretor Social. No Clube de Tênis é sócio desde 1966, foi secretário por oito anos de 1993 a 2001 e atualmente faz parte do Conselho Deliberativo. Faz parte do Colégio Interativo de Catanduva. Fez o Grupo Escolar e o Ginásio no Instituto de Educação Barão do Rio Branco. É contador formado pela Escola Comercial de Catanduva, Professor Primário pelo Curso Normal do Instituto de Educação Barão do Rio Branco e Administrador de Empresas formado pela 1ª turma da FAECA – Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva.

É casado com Maria Therezinha Camargo Brum Bassanetti de cuja união nasceram três filhos: Angélica Brum Bassanetti Spina, casada com Tadeu Roberto Spina com duas netas Beatriz e Ana Letícia, Aline Brum Bassanetti e Ígor Brum Bassanetti. Gosta de Catanduva e participa de todos os eventos aqui promovidos.

Em 2003 reuniu, depois de 40 anos, os atiradores que serviram o exército em 1963 e montou um álbum retrospectivo com fatos e fotos daquele ano. Depois dessa pesquisa interessou-se ainda mais pela história da cidade e, sendo colecionador de fotos, analisa-as detalhadamente, sempre procurando informações que possam elucidá-las e dar-lhes o devido valor, levando então, desde 2006 em todos os domingos, ao conhecimento da população, fatos interessantes que marcaram a vida de nossa querida cidade, assim como seus participantes, através da coluna “Linhas da Nossa História ou “Nossa História Ilustrada” no Jornal Notícia da Manhã. Suas pesquisas abrangem todos os segmentos da cidade inclusive o “Museu Municipal” e o “Padre Albino”. É colaborador do “Museu Padre Albino” e todo o material que encontra direciona cópia para seus arquivos, aumentando assim seu acervo e resgatando a memória da cidade.

A idéia de criar o site “Catanduva Cidade Feitiço” é o de expandir conhecimentos e relatar nestes quase cem anos como nossa cidade se comportou, seus usos e costumes, reconstituindo eventos, mostrando como era Catanduva no passado, destacando pessoas que foram notícia na política, na economia, nos esportes e na sociedade. Para encerrar passo aos leitores o preâmbulo do livro “A História de Catanduva de A a Z”, escrito pelo professor Vicente Celso Quáglia extraído do livro “A Cidade Antiga” de Fustel de Coulanges. “Felizmente, o passado nunca morre completamente no homem. O homem pode esquecê-lo, mas conserva-o sempre dentro de si. Porque, tal como ele é, em cada época, é o produto e o resumo de todas as épocas anteriores. Se ele penetrar na sua alma, pode achar e distinguir nela essas épocas diferentes, segundo o que cada uma delas lá deixou”

Copyright © Catanduva Cidade Feitiço